Correio Eletrônico - Pegadinha em Questão de Informática

Correio eletrônico

Técnico Administrativo –  TJ/RR  – 2012  (CESPE)

Julgue a afirmativa:

Em relação a conceitos, programas de navegação e aplicativos da Internet e intranet, programas de correio eletrônico, redes sociais e computação na nuvem, julgue os itens que se seguem.

Para habilitar o Mozilla Thunderbird a receber o correio de todas as contas, no momento em que é iniciado, deve-se adicionar ao arquivo user.js o comando user_pref(“mail.check_all_imap_folder_for_new”, true)

(   )  CERTO   (   ) ERRADO


Tipo (TEC)

Onde está a pegadinha? Uma das razões pelas quais hesito em escrever um livro analisando questões com pegadinhas da disciplina “Noções” de Informática é que a maioria dessas armadilhas são do tipo que chamo pegadinhas “Técnicas” [TEC].

Ora, ao analisar muitas questões com outros tipos de pegadinhas, principalmente em outras matérias, o candidato aos poucos vai naturalmente desenvolvendo a habilidade de reconhecê-las quando surgem armadilhas semelhantes mesmo que em conteúdos ou matérias diferentes. As [TEC] porém, são facílimas de serem identificadas, ou seja, é fácil perceber que existe uma pegadinha na questão. O problema é que isso de pouco nos adianta, porque nesse tipo de pegadinha que considero profundamente INJUSTA, exige-se do candidato um conhecimento especializado muito superior àquilo que seria razoável exigir para as funções a serem desempenhadas no cargo disputado.

Observe o absurdo de exigir de um candidato que concorre a um cargo de nível médio (e que nem é um cargo para técnico de Informática) conhecimentos sobre um detalhe interno de um arquivo de configuração relacionado ao protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) de correio eletrônico. Um usuário esperto até poderia descobrir isso consultando a ajuda do Thunderbird (um cliente de email gratuito parecido com o Microsoft Outlook) e após quebrar um pouco a cabeça até conseguir habilitar a funcionalidade desejada. Mas exigir dele que previamente conheça um comando tão específico em meu entender está muito além daquilo que se poderia cobrar em prova de uma disciplina denominada “Noções de Informática”.

A afirmativa está correta, mas só para que percebam o grau de complexidade das discussões sobre este tópico nos forums técnicos da Internet deixo aqui o link para avaliem como o assunto é tratado e as dúvidas que costuma ocasionar até mesmo entre usuários avançados:

https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=221792

Resposta (CERTO)


HomeMais QuestõesPágina do FacebookManual das Pegadinhas


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *