Como Respirar para Aprender

Fonte: Este artigo é de autoria da profª. Rita Pereira

É isso mesmo! Respire para aprender!

Cerca de 80% das dificuldades em aprender estão relacionadas ao estresse, que faz um bloqueio mental na aprendizagem. Esses “inimigos” do estudante surgem de diversos fatores, como pressão para passar, incapacidade, cobrança da família etc.

A vida de um candidato a concursos é estressante. Além de se preparar, ele tem que trabalhar, dar atenção à família, ter também uma vida social e isso, infelizmente, causa estresse.

Quando o estresse aparece, ele vem junto com a ansiedade, e aí surgem problemas de concentração, de memória, baixa autoestima, insegurança, desmotivação, etc.

A insegurança gera ansiedade e incapacidade nos momentos mais importantes como em uma prova, e aí surge o chamado “dar um branco”.

Para não ter “um branco” na hora da prova e evitar tudo aquilo que você não quer que prejudique a sua aprendizagem, como o estresse, aprenda a usar a respiração lenta, explicado a seguir.

Quando você tiver dificuldade de se concentrar nos estudos, pare e faça a técnica da respiração abdominal, que consiste em inspirar (“enchendo” de ar o abdômen) em quatro tempos, e segure a inspiração por mais quatro tempos, depois expire (“esvaziando” o ar do abdômen), contando mentalmente 1-2-3-4.

 

aprender a respirar

Siga os seguintes passos:

  1. inspire contando de um até quatro;
  2. segure o ar, contando também até quatro; e
  3. expire por mais quatro tempos.

Faça esses três passos quatro vezes em cada intervalo de estudo, antes de uma prova, quando você precisar. Pratique e sentirá os benefícios de oxigenar o seu cérebro.

Faça esse exercício toda vez que sentir que alguma coisa está atrapalhando os seus estudos. Pode ser usado em qualquer ocasião que necessite se acalmar e ficar tranquilo, pois aumentar o nível de oxigênio no cérebro é nosso combustível para termos equilíbrio e inteligência emocional.

Portanto, concurseiro: respire para aprender!

Pratique esta técnica de respiração e verá melhoria na sua aprendizagem! Depois compartilhe conosco, aqui no site!

dereço eletrônico do CESPE/UnB a partir das 19 horas da data provável de 15 de abril de 2014.

O prazo de validade do concurso esgotar-se-á ao final de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Mais novidades

2 responses on “Como Respirar para Aprender

  1. Ericsavanda disse:

    Serve sim Luana. Aliás serve para qualquer situação que tenha o potencial de provocar tensão ou ansiedade em razão de alguma coisa que você tenha que fazer e esteja parecendo um desafio grande o suficiente para lhe deixar ansiosa. Tipo, provas de concursos, realizar um trabalho em tempo recorde devido à pressão, fazer alguma coisa que pareça exigir um esforço maior do que você acha que é capaz (só porque você acha, não quer dizer necessariamente que é incapaz) e coisas desse tipo.

  2. Luana Candido disse:

    esta técnica serve também de benefício para atividades profissionais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *