Leitura Dinâmica para Concursos - Pegadinhas de Concursos

A leitura dinâmica como ferramenta para o concurseiro

Uma visitante deste blog, a Evelyin Adam sugeriu que fosse abordada a questão ou validade da leitura dinâmica como preparação para concursos públicos e técnicas de memorização mais apropriada. Por acaso eu sou um grande amigo da pessoa que introduziu a técnica da Leitura Dinâmica no Brasil, o professor Juarez Angelo Lopes, que inclusive foi meu colega de trabalho em uma empresa pública há alguns anos atrás.

Por conta dessa amizade acabei tomando contato com a Leitura Dinâmica e fiquei surpreso ao descobrir que o fato de eu ler muito rápido era porque inconscientemente eu usava várias das técnicas que ensinada no curso dele. Por exemplo, uma das coisas que mais atrapalham a leitura é quando você lê as frases “dizendo” as palavras em pensamento. Como nunca desenvolvi esse hábito “auditivo” e sempre li de uma forma “visual” eu lia bem rápido.

Claro que isso é só uma técnica que aprendi sem querer. Mas existem muitas outras que eu não conhecia e que poderiam tornar ainda mais eficaz a nossa leitura. O curso do professor era a princípio só presencial, mas ele já começou a dar cursos online ou em várias cidades do Brasil.

Existem ainda outras formas de ler de forma rápida e assimilando o conteúdo desejado. Há uma técnica cujos praticantes afirmam conseguir resultados ainda melhores que os obtidos com a Leitura Dinâmica. Ela é a FotoLeitura. Não é ainda muito conhecida em nosso país e geralmente apenas os praticantes de PNL sabem da existência dessa técnica da qual falarei em outra ocasião.

Para saber mais sobre como praticar a Leitura Dinâmica e como praticar inclusive com a ajuda de livros coloquei aqui uma entrevista com o Juarez Lopes que é muito instrutiva.

 

Mais novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *