Os dois Tipos de Obstáculos! - Pegadinhas de Concursos

Conheça o 1º Grupo de Obstáculos:

Subjetivos

Conheça o 2º Grupo de Obstáculos:

Objetivos

ObstáculosVamos ser realistas! Apenas uma fração dos que disputam um concurso público têm alguma chance de serem aprovados. Chamo a essas pessoas de candidatos ou candidatas bem preparados. Se você quer conquistar o seu cargo  é com essas pessoas que terá que concorrer e brigar por uma das vagas dentro do número informado pelo edital. Não dá pra contar com a sorte. Apenas os melhores chegam lá. Deixando de lado os outros que têm muito poucas chances de se classificar, eu lhe pergunto: quais são os dois principais tipos de obstáculos com que se deparam estes candidatos ou candidatas bem preparados? A resposta é fácil:

  1. Obstáculos subjetivos:  Relacionam-se ao seu estado interior e incluem tanto as crenças que você tem sobre si mesmo quanto as suas emoções. Estes são obstáculos internos.
  2. Obstáculos objetivos:  Têm a ver como as questões são estruturadas e apresentadas na prova e também com quais as questões propostas. Estes são obstáculos externos.

 

Os obstáculos do tipo subjetivo afetam apenas uma parte daqueles que pretendem prestar um concurso e podem surgir até mesmo em um momento anterior à realização do certame e influirem negativamente não só no aprendizado, mas principalmente na retenção do conteúdo. O obstáculos do tipo objetivo, porém, afeta a TODOS os participantes do certame, independentemente do conhecimento que tenham do conteúdo proposto no edital, de sua inteligência ou facilidade de memorização. No infográfico das páginas as quais terá acesso ao clicar cada um dos botões acima  você pode terá oportunidade de conhecer tanto os obstáculos subjetivos quanto os objetivos e no caso dos primeiros avaliar quais podem estar (ou não) lhe afetando, já que os obstáculos objetivos afetam a todos. E dentre estes os piores são as Pegadinhas de Concursos.