Outras Matérias - Pegadinhas de Concursos

Identificar pegadinhas

Tema de hoje:
 
Outras Matérias
Conteúdo:
Análises, Direito, Videoaulas & Análises

Matéria:  Informática Básica
Cargo:  Escriturário da CEF (2008)
Banca:  Cesgranrio

Quais dos seguintes elementos se encaixam na definição de arquivo?

(A) E-mail e CPU

(B) Documento Word e Disco Rígido

(C) Disco Rígido e Internet

(D) Programa e Internet.

(E) Pasta (contendo diversos arquivos do Word) e imagem JPEG

Tipo: [TEC]

Onde está a pegadinha? Esta questão ilustra bem o conceito de “relatividade” das pegadinhas proposto pela A.P.(Análise de Pegadinhas). Tivesse a questão sido proposta em uma prova para Técnico ou Analista Técnico na área de Informática ou Tecnologia da Informação, não poderíamos considerá-la uma pegadinha.

Mesmo supondo que atualmente um escriturário seja alguém razoavelmente familiarizado com o uso básico de um computador e conhecedor dos recursos mais importantes do Windows, é exigir demais que ele conheça um detalhe técnico como esse, aliás, totalmente irrelevante para o seu trabalho. Para ele, basta saber que uma pasta é o “lugar” onde ele guarda os seus arquivos e ponto final. Embora a questão não seja tão difícil, pois mesmo sem ter certeza de que uma pasta é um tipo de arquivo ele poderia chegar a essa conclusão por eliminação, eu definiria essa questão como tendo uma pegadinha técnica. 

Resposta: (D)

Matéria:  Informática Básica
Cargo:  Escriturário da CEF (2008)
Banca:  Cesgranrio

As páginas disponíveis na World Wide Web podem ser classificadas em estáticas e dinâmicas. Considerando o tipo de processamento realizado no servidor, o que caracteriza uma página dinâmica, em comparação a uma estática?

(A) Permitir a exibição de figuras animadas no navegador.

(B) Realizar processamento otimizado da página no navegador.

(C) Ser capaz de exibir objetos de áudio e vídeo sincronizados dinamicamente no navegador.

(D) Ser interpretada no servidor, para retornar um resultado capaz de ser exibido pelo navegador.

Tipo: [TEC]

Onde está a pegadinha? Cada vez mais a Informática é exigida nas provas dos concursos públicos. E cada vez mais aumenta o nível de dificuldade das questões propostas. Este exemplo ilustra bem isso. Sob a ótica da Análise de Pegadinhas (A.P.) ele apresenta simultaneamente dois tipos de estrutura de pegadinhas.

Antes de mais nada, trata-se de uma pegadinha Técnica  [TEC], pois a prova na qual isso foi perguntado era para um cargo administrativo que apesar de requerer conhecimentos básicos e certa prática no uso de um computador, de forma alguma exigiria do funcionário conhecimentos tão técnicos a ponto de necessitar saber a diferença conceitual entre páginas estáticas e dinâmicas.

Há também aqui uma pegadinha de Senso Comum [SCM], porque um candidato que não conheça a solução pode ficar tentado a usar a lógica e o bom senso para tentar chutar a resposta associando o significado da palavra dinâmicas, à ideia de movimento, animação e seguindo essa LRE (Linha de Raciocínio Equivocada) escolher a primeira alternativa e errando a questão. 

Resposta: (D)

 

Matéria:  Direito do Trabalho
Cargo:  Procurador – PGE/PB (2008)
Banca:  Cespe

Com base na CF, julgue os itens seguintes, acerca dos direitos dos trabalhadores.

I – O trabalhador tem direito ao seguro-desemprego no caso de desemprego voluntário.

II – O salário mínimo, fixado em lei complementar, deve ser capaz de atender às necessidades básicas do trabalhador e às de sua família, com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

III – O salário pode ser reduzido por convenção ou acordo coletivo de trabalho.

IV – O repouso semanal remunerado deve ser concedido, necessariamente, aos domingos.

V – As férias anuais devem ser remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.


Estão certos apenas os itens

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e V.

e) IV e V.

Tipo: [DET]

Onde está a pegadinha? Ela encontra-se na proposição II cujo texto reproduz quase integralmente o Inciso IV do § 7° da Constituição, mas retirando a expressão “nacionalmente unificado”, o que por si só não tornaria a afirmativa incorreta. Porém, além disso o elaborador da questão sorrateiramente qualificou a lei como complementar, o que não ocorre na norma constitucional como podemos verificar a seguir:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

IV – salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Um tipo de pegadinha muito comum que visa diretamente quem estuda confiando apenas na capacidade de memorizar, que é importante, não há dúvida, porém precisa estar acompanhada do raciocínio que busca a compreensão do espírito da lei e da cuidadosa análise do enunciado da questão, assim como das opções apresentadas, por mais semelhantes que estas aparentem ser com relação ao texto da lei.

Como vocês podem perceber pelo código do botão [DET] esta também é uma pegadinha que tenta induzir ao erro através de um pequeno detalhe, que se não for percebido fará o candidato marcar uma opção incorreta. A chave da pegadinha aqui é o adjetivo “complementar”.

Resposta: (d)